segunda-feira, 13 de junho de 2011

MASSAGEM PARA OS DIAS DE HOJE.

Relaxar é uma das grandes necessidades da atualidade. Todos nós precisamos tranquilizar a mente para recuperar a sensação de totalidade. Quando crianças, vivemos em constante espontaneidade e a expressarmos por meio das brincadeiras, risos ou raivas. Contudo, a medida que vamos crescendo passamos um tempo cada vez maior vivendo exclusivamente no plano mental.
O momento presente nos pede para recuperar o equilíbrio, o bem estar e a saúde. Um dos meios de resgate destas percepções do corpo e de suas necessidades é o toque, esta linguagem universal que pode ser usada para aliviar dores e liberar tensões, proporcionando o ambiente corporal adequado para que os conteúdos amorosos do SER possam fluir e integrar a mente e o coração.
Outro importante benefício da massagem é de que a mesma nos conduz a reflexões relacionadas ao mais variados aspectos da vida, trazendo insights (a psicologia explica que são os momentos em que uma pessoa se torna lúcida e capaz de entender seus problemas e finalmente encontrar a solução para os mesmos) e clareando os caminhos que devemos trilhar para reorganizar as nossas prioridades.
Para muitos a rigidez e a dor são aspectos da vida com os quais nos habituamos. Todavia quando recebemos uma massagem e nos aliviamos dessas tensões é que percebemos o nível de stress que estamos suportando.
Historicamente, a origem da massagem remonta à época das primeiras civilizações (ufa- jamais poderíamos imaginar) havendo registros que datam de 2.500 a.C. Porém pinturas rupestres encontradas na Europa sinalizam a existência de formas rudimentares de massagem há cerca de 15.000 a.C., indicando que a massagem pode ser considerada uma ferramenta ancestral de regeneração da saúde e do bem estar.
"O homem é um sistema energético de movimento e vibração. As forças contidas em sua existência física e psíquica são vastas e imensas como um oceano; batem e palpitam como batidas do coração, o sopro da respiração e o movimento ressonam e fazem o corpo com emoções que tocam nas próprias bases de sua existência." (Jhon Pierrakos).
Muitos buscam na massagem o bem estar que só se conhece em estado de relaxamento. Na massagem terapêutica, o auto conhecimento é acessado por meio da liberação de tensões físicas, emocionais e mentais. Descarregamos estas tensões e assim podemos entrar em estado mais profundo de interiorização e de paz, encontrando o discernimento necessário para a solução das nossas questões existenciais.
Uma massagem bem feita auxiliará no desbloqueio de couraças (são músculos permanentemente tensos, que impedem e dificultam o fluxo de energia orgânica; fonte de todos os processos vitais, especialmente o sexual) e defesas erguidas a partir da somatização de eventos que impactaram a nossa vida. Expressamo-nos tanto através de atitudes corporais quanto pelas palavras. A consciência do corpo nos reporta a emoções e sentimentos. Mudamos nossa respiração a cada momento em face do que estamos vivendo e, conforme a intensidade de tais eventos, acabamos retendo tensões que alteram nossa expressão, postura, modo de andar, etc...
O convite para os dias de hoje é deixar o corpo falar, se conectar com a própria linguagem e descobrir o caminho de volta para a integração, liberando o SER do medo e da dor e preparando-o para viver, sorrir, celebrar e abraçar a belezas da vida.


(Danai - Rosana Fialho Donga, Educadora Física - CREF 4585-/DF- Terapeuta Corporal)


" O toque, por meio da massagem, é restaurador e acompanhado de uma óleo tem um poder revigorante. Por isso, nunca deixe de receber massagem. O corpo e os músculos agradecem".
Rejane Ungaretti.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

UMA QUENTINHA PRÁ VOCÊS.

VEJAM SÓ QUE INTERESSANTE!...

Um médico naturalista estava muito triste porque participou de congressos e, embora comprovados, os resultados não eram divulgados, como ele disse. "Então ensinou a fazer EXERCÍCIOS simples que evita problemas CARDÍACOS:

1º. Antes do banho, exercitar a panturrrilha (levantar o corpo na ponta dos pés), primeiro rápido até esquentar as panturrilhas e depois uma sequencia de 10 movimentos lentos. Pronto. Esse exercício bombeia o sangue para o coração, melhora os batimentos cardíacos e evita a obstrução das veias. Nos primeiros 6 meses, se a pessoa estiver com excesso de peso, ela emagrece da cintura para baixo e, nos 6 meses seguintes, da cintura para cima; depois de 2anos, não engorda mais e, além de tudo diminui o risco de uma cirurgia cardíaca que custa em média, hoje em dia, R$ 38.000,00 e de um modo geral os planos de saúde nem sempre pagam.
Melhora o problema da micro varizes;

2º. Ao chegar em casa, coloque os pés em uma bacia com água bem quente ( o famoso escalda pés) além de relaxar, esse processo desencadeia a dilatação dos vasos sanguíneos dos pés, melhora os cabelos e melhora inclusive a visão. Esse processo foi pesquisado com pessoas diabéticas e o resultado evidenciou a melhora na circulação sanguínea, diminuindo os casos de gangrena e como um fato relevante a melhora da visão. Evita o encurvamento da coluna;

3º. Ao acordar deitado de barriga para cima pedalar 120 vezes no ar. Esse exercício melhora o posicionamento da coluna e da postura, diminuindo ou retardando o encurvamento e as dores nas costas.

4º. Ao perceber que a pressão subiu coloque as pernas dentro de um balde com água muito gelada até os joelhos. Permaneça nesta imersão por 20 minutos. Esse processo fará com que o organismo na busca de aquecer os membros inferiores, faça com que o acúmulo de sangue na cabeça desça, baixando a pressão.

P.S: Acho que é válido experimentar.

Fonte: Revista Terceiromilênio.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

INTROVERSÃO.

A chave para a percepção verdadeira de Deus reside em ser introvertido. A introversão permite que o intelecto se estabilize e que os poderes de concentração e estabilidade se desenvolvam. Extroversão nos impede de reconhecer Deus porque leva demasiadamente nossa atenção para as situações externas. Portanto, ao invés de sobrecarregar o intelecto na tentativa de entender as negatividades que provocam as situações, precisamos nos empenhar em reconhecer Deus. Quando esse reconhecimento amadurece, percebemos que a situação diante de nós é apenas um jogo, a situação não sou eu. Dessa forma é possível manter-se seguro e protegido.”

Dadi Janki

sábado, 28 de maio de 2011

EM CARNE E OSSO.

Amigas(os),
Quão enigmático é o nosso corpo.

Temos um corpo, não há como fugir dessa realidade. Um corpo em constante modificação, que cresce, se excita, se revela, se esconde, evoca fantasias, lateja, estremece, surpreende, amadurece, adoece, murcha, envelhece. Ocupa e (cede) espaço. Ao mesmo tempo nos distingue como seres únicos e nos remete à limitação humana. Atravessado por marcas psíquicas, histórias e cicatrizes, apresenta inúmeros enigmas e oferece algumas respostas,
Embora simbolizado de infinitas maneiras, expõe a realidade do concreto, do palpável. Tanto a relação consigo mesmo quanto com o outro é mediada pelo corpo: olhar, toque, cheiro, , calor, faltas, excessos, atração ou repulsas. Percepções do mundo, de nós mesmos e daqueles que nos cercam são intermediadas pelas reações corporais.
É no contato com o corpo do outro que a vida é gerada, somos acolhidos e nos constituímos como protagonistas de nossa própria vida. Como um campo profícuo de conflitos psíquicos, atravessados pela sexualidade, o corpo testemunha desejos e ansiedades, sofre dores e angústias, permeado pela multiplicidade de sentimentos.
Múltiplas também são as maneiras como as inúmeras áreas do saber olham o corpo, se referem a ele e lhe conferem significados. O corpo a qual se voltam fisiologistas e anatomistas, por exemplo, não é o mesmo sobre o qual fala a maioria dos psicólogos e certamente não tem os mesmos sentidos que os psicanalistas atribuem a ele. Os cientistas o separam em partes e o examinam. Psicoterapeutas o reconhecem como integrantes de uma unidade que se compõe com a mente. Já os médicos, em geral, se concentram em aplacar seus desconfortos, sinais e sintomas. Há ainda o corpo erógeno, desejado e desejante, o corpo envolto pelas paixões ou atormentado pelo desconforto. O fato é que estamos nele e existimos como sujeitos apenas encarnados, corporificados.
O corpo em constante transformação - real ou imaginário, adoecido ou em busca da saúde - seus sinais, gestos, suas interações com o psiquismo, possíveis terapias, mistérios e facínios inexoráveis, pulsantes. Um corpo às vezes prazeroso, às vezes assustador - em carne e osso, no qual se desenrola a experiência do existir.

Pesquisado em : Mente e Cérebro - Linguagem do Corpo.

P.S: Um texto profundo, o qual nos remete a refletir sobre a importância da nossa exitência nessa vida tão singular e breve.

Abraço apertado e energizado a todos.

terça-feira, 24 de maio de 2011

PRESSÃO ALTA.

Galera vamos falar um bocadinho sobre pressão alta.

A hipertenção é o tipo de pista impossível de ver a olho nu e que fica na surdina durante anos. É o principal fator de risco para o derrame. Patrocina a versão isquêmica, marcada pelo entupimento de uma pequena artéria, e ainda mais a hemorrágica, quando o vaso estoura e o sangue extravasa. "A pressão alta tem um impacto maior sobre o cérebro do que sobre o coração". " Os vasos finos que irrigam a massa cinzenta têm uma menor resitência e, assim, são mais comprometidos", afirma o cardiologista Fernando Nobre, presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Como a doença é silenciosa, precisa ser flagrada antes de soar o alarme.
É recomendável medir a pressão pelo menos uma vez por ano (isso para quem é totalmente saudável) diz Nobre.. Além disso, praticar atividade física e não engerir mais de 5 gramas de sal por dia ajuda a controlá-la.

Fonte: Revista Saúde / Agosto 2010 nº 327

Então moçada, vamos nos cuidar. Ir ao médico periodicamente, adotar, como regra, alguma atividade física, diminuir a quantidade de sal nos alimentos ( até porque a maioria deles já contém sal). Evitar cigarro, bebida e nos tranquilizarmos. Vida estressante é o começo para desencadear hipertensão e diversas outras doenças.

domingo, 22 de maio de 2011

ÀS GESTANTES DE PLANTÃO.

A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA "D" NA GESTAÇÃO.

Mulheres gestantes devem ter sua vitamina D medida no início da gestação, e as que apresentam níveis baixos de vitamina "D" devem receber suplementação e serem acompanhadas por especialistas.
É o que nos revela um estudo publicado pelo MJA, "Medical Journal of Austrália". Este estudo mostrou que mulheres com diabetes gestacional frequentemente apresentam baixos níveis de vitamina D. Potencialmente isso pode levar a uma deficiência na formação óssea e gerar ossos fracos nos bebês. Este trabalho acompanhou 147 mulheres com diabetes gestacional entre fevereiro de 2007 e fevereiro de 2008, e revelou que mais de 40% das mulheres gestantes apresentavam baixos níveis de vitamina D. Os piores resultados em gestantes morenas e negras.
Sabemos que há uma relação direta e bem estabelecida entre a deficiência de vitamina D materna à presença de deficiência de vitamina D fetal, bem como os níveis de cálcio e o raquitismo na infância. São vários os estudos que demonstram também que há relação direta da deficiência da vitamina D e a pré-eclampsia, a hipertensão arterial, maiores taxas de cesariana e maio número de nascimento prematuros. Há pelo menos quatro estudos clássicos mostrado a relação direta dos níveis de vitamina D e a sensibilidade insulínica e risco de diabetes.
Este alarmante número de 41R% de deficiência de vitamina D é inaceitável e mostra que a deficiência de tal vitamina deve ser tratada como um relevante problema de saúde pública, lembrando que a reposição desta vitamina é eficaz, efetiva e de baixo custo, bem como sua dosagem é rápida e de fácil realização.


Por: Mauro Scharf
Endocrinologista do Exame Medicina Diagnóstico/DASA

sexta-feira, 20 de maio de 2011

VIVER.

VIVER É SHOW... FANTÁSTICO..

Você pode ter defeitos, viver ansioso, chorar e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é o maior tesouro do mundo. Só você pode evitar que ela desfaleça.
Lembre-se sempre de que ser feliz não é ter um céu sempre azul, caminhos sem obstáculos, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.
Ser feliz... Não é apenas valorizar o sorriso, a alegria, mas também refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar as vitórias, mas aprender lições nos fracassos.
Não é apenas alegrar-se com os aplausos, mas encontrar alegria na escuridão.
Ser feliz... É encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor mesmo nos desencontros.
Ser feliz... É reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios. Incompreensões nos períodos de crise basta saber aproveitar.
Ser feliz... Não é uma sorte do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar dentro do seu interior.
Ser feliz... É deixar de ser vítima ou réu dos problemas, é se tornar o autor da própria história.
Ser feliz... É atravessar desertos, ser capaz de encontrar um oásis escondido em sua alma. É agradecer a cada manhã pela sua vida.
Ser feliz... É não ter medo dos próprios sentimentos e saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um... "Não".
Ser feliz... É saber receber com segurança uma crítica, mesmo que seja injusta. É beijar os filhos, é ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem. É viver a criança que cada um tem dentro de si.
Ser feliz... É saber admitir quando errou de dizer "Eu errei". É ser o primeiro a dizer "Me perdoe". É ter sensibilidade para expressar: "O que você tem mais de profundo no coração". É ter capacidade de dizer sem medo "Eu te amo". Faça da sua vida um canteiro de oportunidades. Que nas suas primaveras você seja amante da alegria. Que nos seus invernos você seja amigo da sabedoria.
E, finalmente quando você desviar do caminho, comece tudo de novo.
Pois assim você terá cada vez mais amor pela vida e, será feliz.

VAMOS TENTAR. SOMOS CAPAZES!!!!!!!!!
BEIJOS,
TENHAM UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA.

P.S: QUE A SEMENTE DA SABEDORIA ESTEJA PLANTADA NO SEU CORAÇÃO.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Vendo Cama Massagem.

Amigas que recebem massagem em casa e estejam precisando de uma cama;
Amigas massoterapeutas..........estou vendendo uma cama de massagem novinha. Interessandas, deixem recado. Bjks.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Caminhada X Chocolate

Vocês sabiam que Caminhada pode aliviar vontade de comer chocolate.
Estudo revela que exercício diminue desejo pelo doce.

Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas podem conter a fissura pelos chocolates. Durante o estudo, foram avaliadas 25 pessoas que consumiam uma quantidade de pelo menos 100g por dia de chocolate. Os chocólatras tiveram que renunciar ao consumo do doce e foram divididos em dois grupos, sendo que um deles faria uma caminhada diária.
Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce. Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteria proporciona uma redução significativa na vontade do doce. Segundo os pesquisadores, esse fenômeno pode ser resultado da sensação de bem-estar que os exercícios físicos proporcionam, muito próxima a que o chocolate libera no organismo.
Cuidado com o chocolate.
Quando a tentação aparece, o melhor é saber o que escolher para não prejudicar o regime. A dica da nutricionista, Roberta Stella, é tomar cuidado com o chocolate diet. "O chocolate diet é tão calórico quanto os tradicionais. Não caia na armadilha de escolher o diete pensando que com ele o estrago será menor", explica a nutricionista.

Então meninas, vamos nos exercitar, esqueçamos o chocolate diet ( ou qualquer outro produto diet, é apenas ilusão ). E como somos filhas de Deus - para quem gosta da guloseima: uma vez por semana duas barrinhas não vai interferir na sua forma física e nem na sua dieta. Até porque o cacau contém flavonóides ( do qual é feito o chocolate )e presisamos desse antioxidante no nosso organismo.
Boa semana a todas. Bjks

Fonte: Revista Terceiromilênio.

Dica: O chocolate amargo tem mais flavonódes do que qualquer outro alimento rico em antioxidantes como vinho tinto e chá verde e preto.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

LINFONODOS OU GÂNGLIOS LINFÁTICOS.

Ao lerem esse artigo, perceberão a importância da DRENAGEM LINFÁTICA para a saúde.

Linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos, são órgãos que consistem de vários tipos de células e são parte do sistema linfático.

Os linfonodos, ou gânglios linfáticos, são encontrados através do corpo e agem como filtro e armadilha para partículas externas. linfonodos contêm células brancas sanguíneas, dessa forma são importantes para o funcionamento do sistema imunológico.

Os linfonodos também têm importância clínica. Se eles ficarem inflamados ou inchados isso pode ser indicação de várias condições, as quais variam de triviais, como infecção na garganta, a graves, como câncer. No caso de câncer, a condição dos gânglios linfáticos é tão importante que eles são usados para determinar a extensão da doença e assim decidir o tratamento e determinar prognóstico. Linfonodos podem ser usados para diagnóstico através de biópsia quando estão inflamados. Certas doenças afetam os gânglios linfáticos, com consistência e localização características.

Patógenos podem provocar infecções em qualquer lugar do corpo. Porém, os linfócitos (tipo de células brancas que combatem infecções) encontram os antígenos (substância que desencadeia a fabricação de anticorpos contra infecções) nos órgãos linfóides periféricos, os quais incluem os linfonodos. Depois dos linfócitos encontrarem os antígenos eles saem dos linfonodos e recirculam continuamente pelos órgãos linfóides periféricos. O estado dos linfonodos depende da infecção. Durante uma infecção, os linfonodos podem se expandir, o que é comumente chamado de gânglios inchados.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

DRENAGEM LINFÁTICA.


Saiba mais sobre a a impotância da Drenagem Linfática.
Além de uma massagem suave que promove relaxamento e bem-estar, a drenagem linfática varre as toxinas e líquidos acumulados no organismo e oxigena os tecidos. Seu papel é coletar os líquidos presos nas células, colocá-los nos vasos capilares e fazê-los caminhar para que sejam eliminados através do sistema linfático. Ela é uma técnica utilizada em pós-operatório, no combate à celulite, gordura localizada e má circulação.

Adeus celulite

O nódulo da celulite surge com a retenção de líquidos derivada da má alimentação, sedentarismo, cigarro, alterações hormonais e stress. Quando não há oxigenação do tecido, ele endurece e a drenagem quebra esse ciclo. Para um resultado eficaz, ela é associada a outros tratamentos que facilitam a dissolução de nódulos de gordura.

Guerra conta gordura localizada

A drenagem ativa o metabolismo, favorecendo a queima de estoques de gordura no corpo, mas também deve estar associada à dieta, prática de atividade física e outros tratamentos estéticos.

Prepara o período pré-operatório

Muitos médicos indicam para potencializar os resultados da cirurgia.

Ajuda no período pós-operatório

Todo procedimento cirúrgico promove um inchaço natural na região que foi operada, por isso a drenagem linfática é obrigatória para qualquer parte do corpo ou do rosto. Neste caso, é importante realizar o tratamento com profissionais experientes, já que vão manusear uma região sensível.

Mais sobre a linfa e o sistema linfático

É o líquido contido nos vasos que constituem o sistema linfático, composto por água, substâncias orgânicas e inorgânicas e resíduos de toxinas resultantes do trabalho do metabolismo. Ela corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento, um fator que deve ser respeitado. Por isso, os movimentos da drenagem são suaves. Já o sistema linfático funciona como um "esgoto", varrendo as toxinas e líquidos do organismo. A drenagem o estimula, fazendo com que trabalhe em ritmo mais acelerado.

terça-feira, 3 de maio de 2011

REFLEXOLOGIA DOS PÉS.

VAMOS APRENDER A CUIDA MAIS DOS NOSSOS PÉS.

A Reflexologia Podal parte do principio de que todos os orgãos do nosso corpo estão conectados com os nossos pés, isto é, nos pés possuimos cerca de 70.000 pontos de ligação com cada nervo, glândula, músculo, região ou orgão do nosso corpo; e que quando massageados possibilitam a cura de muitos males. Ao aplicar a massagem nestas terminações nervosas localizadas nos pés, ocorrerá um estimulo diretamente no orgão relacionado com o ponto tocado. A reflexologia podal trabalha a circulação sanguínea e linfática, e tem obtido também resultados satisfatórios no tratamento de doenças como enxaqueca, asma, problemas do aparelho digestivo, azia, prisão de ventre, má digestão, insônia, tontura, dores musculares, problemas de coluna, etc.

Mas como em todo tratamento é aconselhável que seja feito no mínimo 10 sessões para sentir realmente um resultado satisfatório. A Reflexologia Podal pode atuar somente sobre um problema de saúde, ou pode ser feita apenas com o intuito de atingir um bem estar geral.

Nossos avós costumavam fazer o famoso escalda pés para tirar dores dos pés e aliviar outros males do corpo, e por incrivel que pareça o escalda pés é um santo remédio; especialmente quando conjugado a ele se utilizar:

- Sal grosso para aliviar as tensões nervosas
- Arnica para tirar dores das articulações
- Camomila para acalmar
- Aroma citricos para energizar a mente ou óleos essenciais específicos indicados pelo reflexologista.

Mulheres grávidas não podem receber reflexologia podal, já que alguns pontos podem estimular a região do útero. Cuide de seus pés para também manter a saúde em dia.

ENTUSIASMO.

“Um pessoa com entusiasmo nunca vê um problema como um ‘problema’ ou um obstáculo como um ‘obstáculo’. Ela está além da atração do medo, dúvida ou pessimismo. Ao contrário, ela vislumbra soluções, cria pontes e ao invés de brigar com o obstáculo, ela simplesmente o dissolve. Para desenvolver entusiasmo, tenha fé na bondade da vida e na bondade original do eu e dos outros. Não importa quão lamentável ou incompreensível algo possa parecer, por trás da cortina existe uma lição escondida ou inesperado benefício.”

Dadi Janki, Feeling Great, Brahma Kumaris Information Services, London

segunda-feira, 2 de maio de 2011

LIBERDADE.

Mais um artigo para reflexão.

" O importante é estarmos em constante transformação"

“Liberdade verdadeira começa comigo. Eu não preciso ficar olhando para as ações dos outros. Eu não preciso ficar chateado com o que vejo. Eu deveria apenas checar o que eu estou fazendo. As outras pessoas são atores da ilimitada Peça da Vida. Elas farão o que quiserem fazer mas eu posso escolher em que direção ir. Eu decido ser ou não ser influenciado, compelido ou usado pelos outros. O mais importante é saber que uma melhor forma de viver está em minhas mãos, não nas mãos dos outros. Eu sou livre.”

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Coração Saúdavel.


Coração,

“Aqueles que causam tristeza têm um coração duro. Aqueles que tomam tristeza dos outros têm um coração mole.
Nosso coração não deveria ser mole nem duro.
O que precisamos é de uma fundação interior forte de tal forma que, se alguém tentar dar tristeza, teremos o sentimento de que não há motivo para tristeza.
O coração permanecerá limpo e verdadeiro.” – Dadi Janki

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Drenagem Linfática Pós Operatório.

A importância da Drenagem Linfática no Pós Operatório.O


A drenagem linfática manual é um método específico de massagem destinado a melhorar as funções essenciais do sistema circulatório linfático. São manobras precisas que acompanham os trajetos linfáticos.

Esta massagem, muito mais suave do que a tradicional, tem diversas aplicações no terreno da beleza, porque participa da renovação dos tecidos e da eliminação de dejetos. Porém é também usada no pós operatório por indicação médica.

O procedimento do pós-operatório é tão importante de ser realizado quanto a cirurgia propriamente dita, a fim de se obter os resultados esperados e evitar sequelas comprometedoras.

Hoje, sabe-se que quanto antes se fizer drenagem linfática, melhor será o resultado final e menor será a formação de fibroses pós-operatórias.

Além disso, a drenagem pós-cirúrgica deve ser feita no corpo todo para estimular a circulação linfática geral. No entanto, na área operada o trabalho deve ser mais detalhado. A drenagem linfática manual é comprovadamente eficaz no pós-cirúrgico.

A importância da drenagem linfática nesse pós-operatório é amenizar esses efeitos, evitando a dor e auxiliando nas atividades da vida diária no pós-operatório. Com isso, o fisioterapeuta pode usar esse recurso da drenagem para ajudar na reabsorção dos líquidos pelos capilares linfáticos, diminuindo assim o edema, e com isso a dor.

A retirada do edema, faz com que haja uma concentração maior de oxigênio e nutrientes, na área afetada, facilitando o processo de cura.

Sendo uma técnica de Manobras que auxilia o pós-cirúrgico e outros fatores do corpo humano, exige um conhecimento específico. Recomenda-se que seja executado por profissionais.

Para que a técnica seja eficaz, é necessário o conhecimento da anatomia do sistema linfático.

Deve-se salientar que todo o tratamento só deve ser iniciado após indicação médica.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mansidão de Espírito.

Natureza

“Sentimentos, natureza, atitude e ações são inseparáveis e se relacionam entre si. Uma atitude amorosa vem de uma natureza benevolente. Quando sua atitude é ter bons votos por todos, você revela sua natureza misericordiosa. Quando você reconhece as virtudes das pessoas ao invés de suas fraquezas, essa é uma natureza compassiva. Quando você eleva outros, você á aquele com uma natureza que perdoa. Quando sua natureza é tolerar, mesmo quando não é apreciado, você mostra sua natureza humilde.”
BK Khem Jokhoo, Transformimg the nature and attitude of the soul, The World Renewal, April 2011

terça-feira, 19 de abril de 2011

Corpo e Mente: Sistema Linfático.

Corpo e Mente: Sistema Linfático.

Corpo e Mente: Sistema Linfático.

Corpo e Mente: Sistema Linfático.

Sistema Linfático.




Meninas, vamos conhcer um pouco do nosso sistemas linfático. É importante conhecermos a anatomia e a fisiologia do sistema linfático pra daí entendermos quão necessário é inserir a drenagem linfática no nosso dia-a-dia. Seja no pré-operatório, no pós-operatório, durante a gestação, para retenção de líquido,para circulação, para redução de medidas e para o nosso bem-estar =. SISTEMA LINFÁTICO



Sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sangüíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sangüínea.

É constituído pela linfa, vasos e órgãos linfáticos.

Os capilares linfáticos estão presentes em quase todos os tecidos do corpo. Capilares mais finos vão se unindo em vasos linfáticos maiores, que terminam em dois grandes dutos principais: o duto torácico (recebe a linfa procedente da parte inferior do corpo, do lado esquerdo da cabeça, do braço esquerdo e de partes do tórax) e o duto linfático (recebe a linfa procedente do lado direito da cabeça, do braço direito e de parte do tórax), que desembocam em veias próximas ao coração.

Linfa: líquido que circula pelos vasos linfáticos. Sua composição é semelhante à do sangue, mas não possui hemácias, apesar de conter glóbulos brancos dos quais 99% são linfócitos. No sangue os linfócitos representam cerca de 50% do total de glóbulos brancos.

Órgãos linfáticos: amígdalas (tonsilas), adenóides, baço, linfonodos ( nódulos linfáticos) e timo (tecido conjuntivo reticular linfóide: rico em linfócitos).

Amígdalas (tonsilas palatinas): produzem linfócitos.

Timo: órgão linfático mais desenvolvido no período prenatal, involui desde o nascimento até a puberdade.



Linfonodos ou nódulos linfáticos: órgãos linfáticos mais numerosos do organismo, cuja função é a de filtrar a linfa e eliminar corpos estranhos que ela possa conter, como vírus e bactérias. Nele ocorrem linfócitos, macrófagos e plasmócitos. A proliferação dessas células provocada pela presença de bactérias ou substâncias/organismos estranhos determina o aumento do tamanho dos gânglios, que se tornam dolorosos, formando a íngua.

Baço: órgão linfático, excluído da circulação linfática, interposto na circulação sangüínea e cuja drenagem venosa passa, obrigatoriamente, pelo fígado. Possui grande quantidade de macrófagos que, através da fagocitose, destroem micróbios, restos de tecido, substâncias estranhas, células do sangue em circulação já desgastadas como eritrócitos, leucócitos e plaquetas. Dessa forma, o baço “limpa” o sangue, funcionando como um filtro desse fluído tão essencial. O baço também tem participação na resposta imune, reagindo a agentes infecciosos. Inclusive, é considerado por alguns cientistas, um grande nódulo linfático.


Origem dos linfócitos: medula óssea (tecido conjuntivo reticular mielóide: precursor de todos os elementos figurados do sangue).

Linfócitos T – maturam-se no timo.

Linfócitos B – saem da medula já maduros.

Os linfócitos chegam aos órgãos linfáticos periféricos através do sangue e da linfa.

Continuaremos na próxima postagem falando mais sobre os benefícios da "Drenagem Linfática".

Espero ter contribuido um pouco com vocês.
Agora é só experimentar uma massagem drenante e obter os melhores resultados.
Pré agende um horário pelo email: dbca32@gmail.com

segunda-feira, 18 de abril de 2011

LIBERDADE

Galera, essa é uma das seçações mais profundas que podemos sentir. Exatamente como diz Ivaldo Bertazzo - podemos ser qualquer espécie que quiseroms, eté um pássaro - basta nos permitirmos.E, isso vai depender da liberdade que dermos ao nosso corpo.



“Que você permaneça acima e aproxime-se do seu destino ao cruzar todos os muros limitados. Atravessar muros é permanecer além tão logo você passe por eles. Esse é o estágio voador. Nesse estágio você nunca balançará ou ficará preso nos muros das negatividades – internas e externas. Você então será um pássaro voador e só pousará nos galhos das árvores se necessário. Você não ficará preso a nada, você permanecerá sempre livre.”

domingo, 17 de abril de 2011

PILATES X DIABEtes

Fiquem por dentro de mais benefícios do pilates.

Pilates desenvolve um Papel importante na prevenção e controle da Diabetes Mellitus, já que ajuda a controlar o peso e diminuir o nível de açúcar no sangue.

A diabetes é uma desordem do metabolismo, o processo que converte o alimento que ingerimos em energia. Durante a digestão os carboidratos são absorvidos pelo corpo em forma de glicose. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é o fator mais importante neste processo. O diabético não produz a quantidade necessária de insulina, por outro lado, a glicose em vez de transformar-se em energia se acumula no sangue ocasionando graves problemas.

Para o diabético é importante fazer exercícios, no entanto, deve cuidar da intensidade e do tipo de exercícios que realiza. A pessoa com diabetes deve ser avaliada de forma adequada antes de entrar em qualquer exercício físico. O exercício sem supervisão pode ter efeitos negativos, por exemplo, levantar peso demais aumenta a pressão nos vasos sanguíneos dos olhos. Da mesma forma outras pessoas podem ter problemas com os nervos dos pés ou das pernas, e estão suscetíveis a lesões.

Pilates é recomendado especialmente para pessoas cujo a saúde não permite praticar esportes e atividades fortes e com risco de gerar lesões. Pilates não requer grande força física nem de longas horas de exercício, e é de baixo impacto.

Os exercícios aeróbicos e anaeróbicos ajudam a melhorar os níveis de glicose no sangue. No exercício aeróbico, o primeiro elemento que se consome é a glicose já convertida. No exercício enaeróbico (PILATES), é feita a queima de carboidratos (antes de ser convertido em glicose) e gordura mais rápido aumentando o gasto das calorias, ou seja, ajudam a melhorar a combustão da glicose e isto muda a maneira com que o corpo reage a insulina, aumentando a sensibilidade do corpo ao mesmo.

Os altos níveis dos hormônios provenientes da tensão aumentam o nível de açúcar no sangue. O Pilates pelo contrário pode ajudar a melhorar sua saúde baixando o nível de estresse.

Pilates reduz o risco de problemas do coração que é um dos sintomas freqüentes das pessoas que tem diabetes. Melhora a circulação arterial, prevenindo de problemas cardíacos, a função intestinal, a circulação nos membros inferiores, reduzindo o mau colesterol e elevando o bom, mantendo os ossos fortes, reduzindo o risco de quedas, aumenta a energia e ajuda a manter a estabilidade emocional.

O Pilates pode ser um elemento importante no controle de diabetes. No entanto, o diabético deve cuidar de sua alimentação e seguir rigorosamente as recomendações médicas.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Exercícios para evitar varizes.

Contato Médico: Exercícios para evitar as varizes - Mundofox - A TV Online

Insira em seu cotidiano o hábito dessa prática e evite o surgimento de varizes e consequentemente dores nas pernas. Comecem hoje a praticar os exercícios e sintam-se mais confortáveis.

Aprenda nesta vídeo aula dos melhores exercícios para evitar varizes. Se você é mulher e já tem uma tendência genética para o aparecimento de varizes (olhe as pernas da sua mãe e das suas tias) então é importante começar hoje mesmo a fazer exercícios para evitar o aparecimento da varizes nas suas pernas.

A vídeo aula passo a passo mostra diversas atividades e passagens que você mesmo pode fazer principalmente quando acordar ou antes de dormir. O fato de fazer estes exercícios poderiam ter evitado o aparecimento de varizes em milhares ou milhões de mulheres em todo mundo. E agora o conhecimento desses segredos estão nas suas mãos.

Existem alguns produtos como as meias adequadas para evitar varizes que também são ótimos investimentos para sua saúde e beleza.

Benefícios do Pilates.


Estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a flexibilidade, a amplitude muscular e o alinhamento postural adequado. Além disso, promove melhoras nos níveis de consciência corporal e melhora a coordenação motora.

Todos esses benefícios citados ajudam a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão proporcionando inclusive alívio de dores crônicas, ou seja, o método pilates é particularmente utilizado para reabilitação de problemas na coluna. Ele fortalece, alonga, e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões na mesma. Ajudando a aliviar pinçamentos e compressões de discos. Esta descompressão facilita e estimula a circulação na região com problemas.

Este trabalho de estabilização da pelve e coluna, também , como acréscimo, ajuda a preparar a reabilitação de áreas com fraqueza muscular com maior eficiência. Este método tem sido utilizado com sucesso em reabilitação de complicações de joelhos, ombros, panturrilhas, em casos de acidentes automobilísticos, poliomelites, apoplexia,de pós-cirurgias, pré e pós-parto, dentre outros.

Segundo Joseph Pilates, após as 10 primeiras aulas, o praticante sente que o corpo mudou; após 20 aulas, que as mudanças são visíveis ; após 30, as demais pessoas começam a notar as mudanças.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Benefícios da massagem.

Massagem é uma forma de terapia, que propicia a harmonia entre corpo e mente. Pode ser aplicada a parte do corpo ou continuamente a todo o corpo, para curar traumas físicos, aliviar stress, melhorar a circulação e melhorar a dor. A prática cotidiana de massagem associada a hábitos saudáveis rejuvenece e aumenta a longevidade.

Ao Encontro da Felicidade

A capacidade de minimizar as manchas escuras ( os problemas grandes ou pequenos ) que atrapalham nossas vidas e , ao memso tempo, maximizar o campo de possiblidade que há em torno desses obstáculos, é o objetivo central de uma espiritualidade conectada fortimente com o cotidiano, o prático, o concreto de todos os dias. Dannel Schwartz