domingo, 22 de maio de 2011

ÀS GESTANTES DE PLANTÃO.

A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA "D" NA GESTAÇÃO.

Mulheres gestantes devem ter sua vitamina D medida no início da gestação, e as que apresentam níveis baixos de vitamina "D" devem receber suplementação e serem acompanhadas por especialistas.
É o que nos revela um estudo publicado pelo MJA, "Medical Journal of Austrália". Este estudo mostrou que mulheres com diabetes gestacional frequentemente apresentam baixos níveis de vitamina D. Potencialmente isso pode levar a uma deficiência na formação óssea e gerar ossos fracos nos bebês. Este trabalho acompanhou 147 mulheres com diabetes gestacional entre fevereiro de 2007 e fevereiro de 2008, e revelou que mais de 40% das mulheres gestantes apresentavam baixos níveis de vitamina D. Os piores resultados em gestantes morenas e negras.
Sabemos que há uma relação direta e bem estabelecida entre a deficiência de vitamina D materna à presença de deficiência de vitamina D fetal, bem como os níveis de cálcio e o raquitismo na infância. São vários os estudos que demonstram também que há relação direta da deficiência da vitamina D e a pré-eclampsia, a hipertensão arterial, maiores taxas de cesariana e maio número de nascimento prematuros. Há pelo menos quatro estudos clássicos mostrado a relação direta dos níveis de vitamina D e a sensibilidade insulínica e risco de diabetes.
Este alarmante número de 41R% de deficiência de vitamina D é inaceitável e mostra que a deficiência de tal vitamina deve ser tratada como um relevante problema de saúde pública, lembrando que a reposição desta vitamina é eficaz, efetiva e de baixo custo, bem como sua dosagem é rápida e de fácil realização.


Por: Mauro Scharf
Endocrinologista do Exame Medicina Diagnóstico/DASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário