segunda-feira, 13 de junho de 2011

MASSAGEM PARA OS DIAS DE HOJE.

Relaxar é uma das grandes necessidades da atualidade. Todos nós precisamos tranquilizar a mente para recuperar a sensação de totalidade. Quando crianças, vivemos em constante espontaneidade e a expressarmos por meio das brincadeiras, risos ou raivas. Contudo, a medida que vamos crescendo passamos um tempo cada vez maior vivendo exclusivamente no plano mental.
O momento presente nos pede para recuperar o equilíbrio, o bem estar e a saúde. Um dos meios de resgate destas percepções do corpo e de suas necessidades é o toque, esta linguagem universal que pode ser usada para aliviar dores e liberar tensões, proporcionando o ambiente corporal adequado para que os conteúdos amorosos do SER possam fluir e integrar a mente e o coração.
Outro importante benefício da massagem é de que a mesma nos conduz a reflexões relacionadas ao mais variados aspectos da vida, trazendo insights (a psicologia explica que são os momentos em que uma pessoa se torna lúcida e capaz de entender seus problemas e finalmente encontrar a solução para os mesmos) e clareando os caminhos que devemos trilhar para reorganizar as nossas prioridades.
Para muitos a rigidez e a dor são aspectos da vida com os quais nos habituamos. Todavia quando recebemos uma massagem e nos aliviamos dessas tensões é que percebemos o nível de stress que estamos suportando.
Historicamente, a origem da massagem remonta à época das primeiras civilizações (ufa- jamais poderíamos imaginar) havendo registros que datam de 2.500 a.C. Porém pinturas rupestres encontradas na Europa sinalizam a existência de formas rudimentares de massagem há cerca de 15.000 a.C., indicando que a massagem pode ser considerada uma ferramenta ancestral de regeneração da saúde e do bem estar.
"O homem é um sistema energético de movimento e vibração. As forças contidas em sua existência física e psíquica são vastas e imensas como um oceano; batem e palpitam como batidas do coração, o sopro da respiração e o movimento ressonam e fazem o corpo com emoções que tocam nas próprias bases de sua existência." (Jhon Pierrakos).
Muitos buscam na massagem o bem estar que só se conhece em estado de relaxamento. Na massagem terapêutica, o auto conhecimento é acessado por meio da liberação de tensões físicas, emocionais e mentais. Descarregamos estas tensões e assim podemos entrar em estado mais profundo de interiorização e de paz, encontrando o discernimento necessário para a solução das nossas questões existenciais.
Uma massagem bem feita auxiliará no desbloqueio de couraças (são músculos permanentemente tensos, que impedem e dificultam o fluxo de energia orgânica; fonte de todos os processos vitais, especialmente o sexual) e defesas erguidas a partir da somatização de eventos que impactaram a nossa vida. Expressamo-nos tanto através de atitudes corporais quanto pelas palavras. A consciência do corpo nos reporta a emoções e sentimentos. Mudamos nossa respiração a cada momento em face do que estamos vivendo e, conforme a intensidade de tais eventos, acabamos retendo tensões que alteram nossa expressão, postura, modo de andar, etc...
O convite para os dias de hoje é deixar o corpo falar, se conectar com a própria linguagem e descobrir o caminho de volta para a integração, liberando o SER do medo e da dor e preparando-o para viver, sorrir, celebrar e abraçar a belezas da vida.


(Danai - Rosana Fialho Donga, Educadora Física - CREF 4585-/DF- Terapeuta Corporal)


" O toque, por meio da massagem, é restaurador e acompanhado de uma óleo tem um poder revigorante. Por isso, nunca deixe de receber massagem. O corpo e os músculos agradecem".
Rejane Ungaretti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário