quinta-feira, 5 de maio de 2011

LINFONODOS OU GÂNGLIOS LINFÁTICOS.

Ao lerem esse artigo, perceberão a importância da DRENAGEM LINFÁTICA para a saúde.

Linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos, são órgãos que consistem de vários tipos de células e são parte do sistema linfático.

Os linfonodos, ou gânglios linfáticos, são encontrados através do corpo e agem como filtro e armadilha para partículas externas. linfonodos contêm células brancas sanguíneas, dessa forma são importantes para o funcionamento do sistema imunológico.

Os linfonodos também têm importância clínica. Se eles ficarem inflamados ou inchados isso pode ser indicação de várias condições, as quais variam de triviais, como infecção na garganta, a graves, como câncer. No caso de câncer, a condição dos gânglios linfáticos é tão importante que eles são usados para determinar a extensão da doença e assim decidir o tratamento e determinar prognóstico. Linfonodos podem ser usados para diagnóstico através de biópsia quando estão inflamados. Certas doenças afetam os gânglios linfáticos, com consistência e localização características.

Patógenos podem provocar infecções em qualquer lugar do corpo. Porém, os linfócitos (tipo de células brancas que combatem infecções) encontram os antígenos (substância que desencadeia a fabricação de anticorpos contra infecções) nos órgãos linfóides periféricos, os quais incluem os linfonodos. Depois dos linfócitos encontrarem os antígenos eles saem dos linfonodos e recirculam continuamente pelos órgãos linfóides periféricos. O estado dos linfonodos depende da infecção. Durante uma infecção, os linfonodos podem se expandir, o que é comumente chamado de gânglios inchados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário