terça-feira, 24 de maio de 2011

PRESSÃO ALTA.

Galera vamos falar um bocadinho sobre pressão alta.

A hipertenção é o tipo de pista impossível de ver a olho nu e que fica na surdina durante anos. É o principal fator de risco para o derrame. Patrocina a versão isquêmica, marcada pelo entupimento de uma pequena artéria, e ainda mais a hemorrágica, quando o vaso estoura e o sangue extravasa. "A pressão alta tem um impacto maior sobre o cérebro do que sobre o coração". " Os vasos finos que irrigam a massa cinzenta têm uma menor resitência e, assim, são mais comprometidos", afirma o cardiologista Fernando Nobre, presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Como a doença é silenciosa, precisa ser flagrada antes de soar o alarme.
É recomendável medir a pressão pelo menos uma vez por ano (isso para quem é totalmente saudável) diz Nobre.. Além disso, praticar atividade física e não engerir mais de 5 gramas de sal por dia ajuda a controlá-la.

Fonte: Revista Saúde / Agosto 2010 nº 327

Então moçada, vamos nos cuidar. Ir ao médico periodicamente, adotar, como regra, alguma atividade física, diminuir a quantidade de sal nos alimentos ( até porque a maioria deles já contém sal). Evitar cigarro, bebida e nos tranquilizarmos. Vida estressante é o começo para desencadear hipertensão e diversas outras doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário